O que é o Whey Protein?

Se eu fosse eleger o suplemento mais poderoso, o que mais funciona, o que traz mais resultados, o que tem melhor custo-benefício, depois da água sem dúvida nenhuma este seria o Whey Protein. Mas afinal, o que é Whey Protein?

O que é Whey Protein - Como tomar Whey Protein

Whey Protein é a proteína extraída do soro do leite de vaca resultante do processo de fabricação de queijos. O soro do leite é a parte aquosa que fica na superfície após a coagulação da caseína. Durante o processamento do suplemento, a gordura e a lactose são filtradas o máximo possível para se ter um produto final mais concentrado em proteína e com o mínimo de gordura e carboidrato. Dependendo do grau de filtragem e processamento utilizado, o produto final será classificado como Concentrado, Isolado ou Hidrolisado.

Whey Protein Concentrado – WPC

Como opção de mais baixo custo, o WPC passa por processo simples de filtração, resultando em um produto final que normalmente não passa de 80% de concentração, ou seja, para cada 100g de produto 80g são proteína pura. A concentração mínima pode variar, porém é importante evitar produtos que oferecem menos do que 70% de concentração, uma vez que o custo-benefício pode ser prejudicado.

Whey Protein Isolado – WPI

Através de um processo mais lento de filtragem ou ainda de tipos adicionais de processamento, como a micro filtração e troca iônica, consegue-se um produto final mais concentrado ainda, chegando à aproximadamente 90%. Durante o processamento consegue-se filtrar ao máximo gordura e lactose, chegando-se a anular as quantidades destes, o que o torna uma boa opção para os intolerantes à lactose. Como o grau de pureza é maior, a absorção deste suplemento pelo organismo é muito mais rápida.

É a forma mais cara dos tipos de Whey Protein e conseqüentemente a mais pura, chegando à cerca de 95% o grau de pureza. Obtida através de hidrólise enzimática da proteína do soro de leite, onde há quebra das cadeias mais longas dessa proteína originando fragmentos menores chamados peptídeos. Isso torna a proteína pré-digerida, o que aumenta ainda mais o valor biológico do Whey Protein, o que significa maior e melhor disponibilidade para absorção pelo nosso organismo.

Posts Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios marcados *

Você pode utilizar os seguintes caracteres HTML e os seguintes atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>