Félix Bonfim vs Álvaro Reis – Saiba em quem confiar

Muitas pessoas me procuraram para falar a respeito das acusações de Álvaro Reis contra Félix Bonfim. Como essa questão é de extrema importância ao mundo da suplementação, não podemos deixar de debater esse assunto. Portanto, vou ser bem direto e narrar exatamente o que está acontecendo para que você possa basear sua opinião sobre todo o conjunto de dados.

ATUALIZAÇÃO 25/07/16: como os vídeos do Álvaro foram retirados do ar por ordem judicial, decidi retirar todos os links das imagens que levavam aos vídeos.

Clube do Lojista e BodyAction

Quem é Álvaro Reis

Creio que a maioria já conhece o Félix Bonfim, empresário dono de uma loja de suplementos de Londrina que ficou famoso no Youtube por divulgar laudos laboratoriais expondo a farra das fabricantes de Whey Protein que adulteram os seus produtos. Inclusive alguns artigos do próprio Clube do Whey foram inteiramente dedicados à divulgação desses laudos.

Do outro lado, Álvaro Reis é o diretor executivo da Bodyaction (Rainha Nutracêuticos), uma das empresas a qual o Félix já fez laudos que não passaram. Ele criou recentemente um canal no Youtube com o objetivo de, em suas próprias palavras, “desmascarar a Máfia da extorsão de empresários do Ramo de Nutrição Esportiva”, onde ele aponta o Félix Bonfim com o líder dessa organização criminosa.

Cronologia dos fatos

Félix Bonfim denunciado por Alexandre Chapisco

Tudo começou na fatídica manhã de uma terça-feira, 05/04/16, quando a internet marombeira foi acordada de seu sono anabólico com um vídeo chamado “FELIX BONFIM – DEPRESSIVO – DELAÇÃO PREMIADA DO CHAPISCO”, de um canal que mais tarde saberíamos que foi criado pelo Álvaro e/ou sua equipe.

Alexandre Chapisco foi uma das pessoas que ajudou Félix na divulgação de laudos no passado, mas neste vídeo ele aparece relatando que Félix Bonfim pedia dinheiro às fabricantes para fazer propaganda das empresas (ex. Solaris e Midway) entre outras denúncias mais pesadas, como, por exemplo, a manipulação de divulgação de laudos, conforme o pagamento (ou não) de propina. Nenhuma prova ou forte indício foi apresentado no vídeo, apenas o relato de alguém próximo à Felix.


Félix então enviou resposta através do vídeo “Resposta de Felix Bonfim ao video Resposta 1 do Félix BonfimFélix Bonfim – DEPRESSIVO” onde ele rebate o vídeo dizendo que este foi editado e aproveita para distribuir algumas acusações e xingamentos. No final, Félix Bonfim desafia Álvaro Reis a postar o vídeo na íntegra.


Delação Alexandre na íntegraDesafio aceito, no dia seguinte Álvaro Reis posta o vídeo “na íntegra” – na verdade, são 14 minutos de vídeo, mas pelo menos não tem cortes. Se você viu o primeiro vídeo talvez não queira ver este, já que é um pouco mais do mesmo.

Muito se comentou a respeito do título do vídeo ser “Delação Premiada“, o que poderia tanto significar que Chapisco recebeu algo em troca pelo vídeo ou o título foi simplesmente alusão ao atual momento em nossa política. Mais tarde se provou a segunda hipótese, já que Chapisco claramente não sabia que estava sendo filmado.

 


Quando se pensava que a poeira iria baixar, eis que surge uma ventania com a criação do canal “Passando a Limpo“, Vídeo Alvaro Reis da Bodyaction denunciando Félix Bonfimcom logomarca e tudo! Dessa vez Álvaro Reis “dá as caras” e surge com o primeiro vídeo de uma série de outros acusando Félix Bonfim dos mais diversos crimes. O primeiro vídeo é o “QUAL É A REAL NATUREZA DO TRABALHO DO FELIX BONFIM“. Tirando os palavrões, até que ficou bem profissional o vídeo.

Finalmente temos uma prova sendo apresentada, um vídeo onde aparecem o Félix e seu advogado conversando com a BodyAction. Na conversa eles propõem um contrato de divulgação dos produtos da Bodyaction através de laudo e vídeo, sendo que a perseguição à empresa cessaria e os processos contra o Félix seriam retirados. O advogado do Félix também comenta que outras empresas já pagaram para serem divulgadas, pois ninguém trabalha de graça.


Félix Bonfim responde ao vídeo de Álvaro Reis

Félix Bonfim então responde mais uma vez dizendo que os vídeos são editados e sobre a denúncia de pedido de propina ele questiona o porquê de este vídeo não ter sido divulgado na íntegra.

Félix também explica o funcionamento do Clube do Lojista, que é o motivo da reunião que aparece no vídeo do Álvaro. Ficou reiterado o questionamento do motivo pelo qual estes vídeos só vieram à tona agora, que o Clube do Lojista fará laudos qualitativos.


Confesso que já não sei quem está respondendo a quem agora, Parte 3 da resposta de Félix Bonfim frente às acusaçõesmas cronologicamente o próximo vídeo é a parte 3 da resposta do Félix Bonfim. Aqui Félix manda um recado a todos os lojistas e explica um pouco mais do vídeo anterior, publicado no mesmo dia.

Félix também diz que a única maneira de o parar é matando-o, pois ele trabalha com a verdade e possui um ideal.


Um loooongo tempo se passa (na verdade, foram apenas 9 dias, mas pareceu bem mais :)) e Álvaro Reis acusa Félix Bonfim de manipular laudosfinalmente sai o vídeo seguinte na série de denúncias de Álvaro Reis contra Félix Bonfim. Agora com uma versão um pouco mais sóbria e sem palavrões, Álvaro Reis aproveita e faz um marketing um pouco mais explícito do que de costume.

As denúncias deste vídeo são acerca da manipulação de resultados dos laudos feitos por Félix Bonfim. Aqui conhecemos Marcio Pinheiro, outro delator da operação lava… ops, outro denunciante trazido à tona (sem saber?) pelo Álvaro.

Segundo a gravação, Félix teria roubado a ideia de fazer um Clube e teria também adulterado os resultados de laudos para favorecer (ou desfavorecer) as empresas. A maneira com que Félix supostamente teria falsificado os laudos foi explicada, mas não foi apresentado nenhum número de laudo que tenha sido comprovado que foi falsificado.

O final deste vídeo é retoricamente similar ao final do vídeo do Félix, mas a apelação aqui é em relação às diversas vidas impactadas negativamente porque uma pessoa (Félix) decidiu ganhar dinheiro desonestamente.


E as denúncias não param na fábrica de denúncias “Passando a Limpo”! Na verdade, elas se Álvaro denuncia Félix e o Clube do Lojistarepetem um pouco. Marcio Pinheiro (delator no vídeo anterior) volta a ficar em pauta, dessa vez com mais detalhes. Note que neste vídeo Álvaro está mais sério e focado no cliente, postura muito mais condizente com a mensagem que ele traz.

A gravação não parece ter sido forjada, ou seja, parece que aquela conversa realmente aconteceu. No entanto, faltou apresentar algum tipo de prova, como por exemplo, o número do laudo que supostamente foi adulterado pelo Félix.


Félix Rebate acusações da BodyActionFélix demora, mas surge com uma defesa bastante convincente, feita no canal de seu amigo Alan Kowalski e disponibilizado em 3 partes, até o momento em que estou escrevendo duas partes apenas foram liberadas.

Os argumentos de Álvaro foram veementemente rebatidos, inclusive com uma certa facilidade, dado o teor brando das acusações. O vídeo rebatido aqui é o segundo feito pelo canal Passando a Limpo. Ou seja, aparentemente Félix e Alan pularam o primeiro vídeo, justamente o que possui as denúncias mais sérias :(.


E a segunda parte do vídeo é liberada, esta é um pouco mais esclarecedora do que a primeira, apresentaFélix rebate acusações de Álvaro documentos e clarifica muitos pontos. Pelo que eu entendi, o principal argumento de defesa deste vídeo talvez seja o fato de que não há um processo ou investigação em andamento feito pelo Ministério Público contra o Félix, conforme havia sido denunciado no vídeo.


Essa história não acaba aqui, quem quiser acompanhar o restante já sabe onde encontrar as informações. O que foi exposto até o momento já deve servir para o consumidor ter ao menos uma ideia da situação e, quem sabe, já ter uma opinião formada.

Vai ter golpe?

Considerando a definição da palavra “golpe” como um impacto, batida ou pancada, o golpe já foi dado. Álvaro conseguiu desestabilizar a reputação de Félix, ou pelo menos colocar em dúvida a sua integridade perante os seus seguidores mais fiéis.

Porém, quando consideramos a definição de “golpe” como um engodo, armadilha, ou mais contextualmente similar à um “golpe político”, onde uma liderança é substituída por outra através de um golpe, não. Álvaro não será o novo “líder justiceiro defensor dos marombeiros” consumidores de suplemento. Álvaro está mais para Roberto Jefferson do que Michel Temer.

Culpado ou inocente, Félix retomará sua posição tão logo a memória curta do brasileiro se ocupe com os jogos do próximo Campeonato Brasileiro, ou da próxima novela que estrear. Caso fique provado que Félix é culpado, a única certeza que temos é de que ele retornará, pelo menos é o que a história política do nosso país nos ensinou com Jader Barbalho, Inocêncio de Oliveira, Luiz Antônio Fleury Filho, Paulo Salim Maluf, Roberto Jefferson, Severino Cavalcanti, etc.

Caso fique provado que Félix não é culpado, este ataque/golpe de Álvaro será incluído na lista de argumentos de Félix como perseguição de empresários que adulteram Whey Protein. Assim como os processos que ele sofreu (e ganhou) na tentativa de fazê-lo parar com seu trabalho.

Em quem você deve confiar

Pronto, chegou a hora de eu finalmente dizer algo que você precisa saber, que é em quem você realmente pode confiar. E não estou falando de opiniões e sugestões; note que eu me esforcei bastante durante o artigo para não transparecer a minha opinião. O que eu vou escrever aqui é uma verdade incontestável.

É verdade que você pode confiar no seu pai e na sua mãe. Também é verdade que você pode confiar em duas ou três pessoas em todo esse mundo, normalmente amigos próximos ou cônjuges. Mas você há de concordar que a pessoa que você realmente pode confiar é você mesmo!

Por mais que haja conflito de interesses de uma mesma pessoa, no final das contas só ela mesma pode sair ganhando.

Você não se sabotaria, não é mesmo? Você não roubaria de você mesmo, certo? Então se você quer saber se o seu Whey Protein possui realmente a quantidade de proteína que diz no rótulo, faça você uma análise! Uma análise custa aproximadamente R$ 80,00 em um laboratório sem registro no REBLAS (Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde) e perto de R$ 150,00 em um laboratório “REBLADO”, como se diz.

Ficou caro? Sugiro comprar juntamente com seus amigos, reúna uma galera que também queira saber o resultado do laudo e divida os custos entre todos. Compre o mesmo Whey para todos, com o mesmo lote, sabor, etc. Assim o laudo de um servirá para todos os outros.

E o que VOCÊ acha de tudo isso? Use os comentários para falar o que você acha, fazer perguntas, comentar sobre o caso. Tenho recebido muitos e-mails a respeito e gostaria muito de tratar esse assunto com a maior transparência possível. Então vamos lá, não se acanhe 😉

Posts Relacionados:

40 Comentários

  1. 1

    A verdade é que não se pode confiar em ninguém, temos que fazer nossas próprias análises! Pena que são caras demais. Eu me animo a ajudar nas despesas d eum laudo, se você fizer.

    • 2

      Oi David,

      Sim, mas o ideal seria cada consumidor fazer suas próprias análises.

      Só voltarei a fazer laudos se eu achar uma maneira de os próprios consumidores escolherem o produto e dividirem o financiamento. Sem envolvimento com fabricantes ou marcas, laudos totalmente isentos.

      Abç!

      • 3

        Jonatas, ótimo trabalho que você vem desenvolvendo no site e acredito que têm ajudado muita gente, inclusive eu. Venho aqui propor a criação de um link em seu site (acredito que tenha um grande numero de acessos) onde mostraria a opção do produto a ser testado, valor do teste, cotas para realizar o teste e a qtde que falta para realizar o teste.
        A pessoa iria “comprar” a cota e seria disponibilizado o teste para quem comprou a cota ou divulgaria no site, caso todos permitissem. Eu mesmo compraria cotas para testes de alguns produtos. Claro que o custo seria o teste, deslocamento, aquisição do produto etc, mas sem fins lucrativos ou midiáticos, apenas para ajudar o princípio do site, esclarecer e apoiar aos consumidores a comprarem marcas idôneas de produtos.

        • 4

          Olá Marcos,

          Muito obrigado pela sugestão! Eu quase fiz isso uma vez, mas travei na hora de calcular os “custos jurídicos”, que é uma variável complicada de se calcular.

          Mas eu penso em uma solução todos os dias e acredito que encontrei algo. Assim que possível comentarei.

          Abç!

  2. 5

    Obrigado, Jonas por abordar o assunto. A gente acaba sem saber em quem confiar, mas eu concordo que só na gente é que dá pra confiar. Eu entraria vaquinha pra fazer um laudo, pena que não conheço ninguém que quisesse.

    • 6

      Oi Kleber,

      Vou pensar a respeito disso, fazer alguns orçamentos em laboratórios, etc. Se for viável eu faço algo assim para facilitar a vida de quem quer fazer laudos.

      Abç!

  3. 7

    Eu não tinha visto tudo isso, Jonatan, muito obrigada! A gente ve soh uma parte da história e não fica por dentro de tudo, mas agora ficou bem claro, não tem quem se salve! Todos tem interesses involvidos!

  4. 9
    RAMIRO FREITAS

    David, as análises quantitativa de carboidrato e proteína não são catas, custa em média R$ 45,00 em qualquer laboratório.

    • 10

      Oi Ramiro,

      Nos últimos laudos que fiz, o mais barato que achei foi R$ 80,00 e era um laboratório sem REBLAS. Aqui no Sul, pelo menos, ainda tá um pouco caro sim. Infelizmente!

      Abç!

      • 11

        Bom dia!
        Sou de Brasília, alguém conhece um laboratório daqui que faça essas análises? Tenho muito interesse e fazer a análise do Produto: ISO PRÓ WHEY – PROBIÓTICA.

  5. 13
    FRANK SAMIR JULIANO

    Bom dia Jonatas, eu estou um pouco mais triste, pelo que pude perceber, mas triste que você é muita gente desse pais, digo isso porque, já faz quase 2 décadas que eu consumia suplementos, e sinto saudade da nutrilatina, que na época era a única marca que eu conhecia, quando adcionavamos 2 colheres de sopa no leite de megamass aquilo fica grosso você realmente sabia que tinha algo bom ali dentro, em fim, fazer nossas próprias análise aaa, não sei não em, já estou com medo até das manipulações dos laboratórios, se elas não chegaram até eles ainda, pode crê que vai chegar, agora o que fazer???, com muita tristeza, digo isto porque eu amava suplementos, então não uso mais suplemento, fico só no ovo mesmo, até que nossas galinhas comece adultera-los, srsrsrs, parece piada mas não duvido, pois enquanto gasto no mínimo R$.:90,00 com a possível Whey, compro 200 ovos que por ventura perco somente alguns que derrubo no chão por descuido, essa minha decisão até o momento, pode ser que mude mais duvido, conquistar minha confiança pela segunda vez é muito difícil.

    • 14

      Oi Frank,

      Entendo a sua frustração e compartilho dela. Mas não podemos desistir não, até porque como você mesmo disse, é possível adulterar qualquer coisa. O Frango, usado no seu exemplo, é um caso clássico onde se injetam água antes de congelar para aumentar o peso. Também tem vídeo sobre isso no Youtube.

      Em qualquer área veremos fraude, desonestidade, adulteração, corrupção, etc. Nem por isso devemos nos isolar, pelo contrário, acredito na frase de Edmund Burke que diz “para que o mal prevaleça basta que os bons não façam nada”. Este tipo de notícia que vemos pode nos fazer tristes em um primeiro momento, mas deve também nos fazer pensar em como sermos melhores que os infratores, como não cair em armadilhas e, principalmente, como virar o jogo! Esse pensamento me fez criar o Clube do Whey, com informação isenta e honesta sobre suplementos. E é este pensamento que talvez me fará mudar os rumos do Clube para um campo que eu estava atuando pouco. Novidades virão… aguarde!

      Abç!

      • 15
        Humberto Mendes Rosa

        Galera na moral. 2 Situacoes. E claro que esse Felix e um picareta, so troxa pra acreditar nele.2-O pessoal quer Milagre. Queriam pagar barbada em Whey com 80% de Proteina. As Melhores marcas e confiaveis sempre foram e continuam sendo as mesmas. Nao vi nenhuma marca nacional boa ser reprovada. Tais como: Probiotica, Integral, Age, Vitafor, Performance, Essential, NUTRATA.Porque nao usam estas marcas? Na minha opiniao o consumidor gosta de se enganar. Quer comprar por 70,00 um produto que nao tem como custar menos de 130,00. E Simples. Nao tem milagre.

    • 16

      Rapaziada ,.. se é proteína que faz crescer , vamos comer ovos , frango , patinho ( cabeça de lombo ) ,.. peixe ,.. e tudo o mais que apodrece . Opitei por essa dieta proteica a quase um mês é nao parei de crescer ou perdi massa magra . E olha q nao tomo pré treino , Creatina , bcaa nem nada. Agora se é daqueles q deixou a suplementação lhe subir a cabeça ,.. e nao consegue malhar sem um , opte pelo [EDITADO PELO CLUBE DO WHEY]. Não tem erro.

      • 17

        Olá Arlan,

        Desculpe ter que editar o seu comentário, mas havia uma propaganda ali.

        Sobre sua dieta, excelente! Enquanto seu corpo continuar respondendo apenas com alimentação e você conseguir cozinhar todas as suas refeições ao longo do dia, é uma ótima estratégia!

        Abç!

  6. 18

    Jonatas, parabéns pelo trabalho.
    Como faço pesquisa para encontrar um laboratório em minha cidade? Que tipo de laboratório faz isso?

    • 19

      Olá Carlos,

      Muito obrigado! Fico feliz em ajudar.

      Nos meus primeiros laudos eu usei o laboratório de uma universidade próxima, mas pretendo iniciar um projeto em que usarei apenas laboratórios com REBLAS, você encontra a lista aqui.

      Se quiser compartilhar sua experiência em relação à este laudo, sinta-se à vontade! E fique atento ao site, estou cada vez mais decidido a fazer algo a respeito ;).

      Abç!

  7. 21
    Felipe Nunes André

    Bom dia Jonatas, muito boa sua matéria tanto que até já compartilhei com alguns amigos e no blog hipertrofia.
    A verdade é que hoje em dia não temos como saber quem esta falando a verdade ou não, sempre vai existir pessoas querendo ajudar e outras querendo atrapalhar. Confesso que quando o Felix Bonfim surgiu com seus laudos fiquei com esperanças de que a indústria de suplementos iria mudar mas talvez esse pensamento seja somente uma leve esperança ou não. Ainda não perdi toda fé de quer o felix é uma pessoa honesta mas como diz o velho ditado: contra fatos não há argumentos. Se bem que não são fatos tão convincentes assim… Só nos resta esperar para ver o desenrolar dessa confusão.

    • 22

      Olá Felipe! Muito obrigado por compartilhar!

      Eu entendo exatamente o que você está dizendo! Até penso da mesma maneira, com exceção da parte de ficar aguardando o desenrolar da confusão, hahaha!

      Estou cada vez mais convencido de que posso e devo fazer algo para ajudar, mudar esse quadro! Veremos… estou pensando em algo, se der certo eu lanço a ideia.

      Abç!

  8. 23

    Olá, minha posição é bem simples perante os fatos…não tenho certeza de nada, por isso, não confio em nenhum dos dois lados. Vendo a história e cultura desse país é fácil mas, muito fácil saber que algumas (ou muitas) empresas dos mais variados ramos de atividade querem dar o “jeitinho brasileiro” em suas contas, gastar pouco e lucrar muito, mesmo que para isso seja necessário adulterar seus produtos. Também é fato que existem aproveitadores (golpistas) querendo “lucrar” de forma fácil aplicando golpes de “chantagens” ou oferecendo produtos e/ou serviços que não existem. Abri mão de suplementos e mantenho o foco somente na alimentação, já que os importados são muito caros, até devido a ganância “impostólica” de governo e no final das contas não vale a pena, pois com esse gasto posso investir na alimentação normal, que também por sua vez tem suas manipulações em nome do poder $$$$$. Resumindo, somos o tempo manipulados para “entregarmos” nosso dinheiro para o enriquecimento ilícito, já que poucos empresários tem realmente a visão de oferecer produtos e serviços condizentes com a decência de um bom caráter.

    • 24

      Olá Maury,

      Tudo isso é muito verdade! Mas por favor não caia na tentação de perder a esperança em um futuro diferente, sem tanta corrupção e robalheira. Eu mesmo quase desisti desse mercado inescrupuloso, quando comecei a entender o que se passava nos bastidores. Mas a verdade é que isso é assim em qualquer área que a gente se aprofunda, quanto mais a gente sabe mais a gente sente falta da ignorância.

      O lado bom de estar por dentro de uma área é que sabemos também o que de bom acontece. E digo mais, podemos sempre fazer algo bom, para compensar o que acontece de ruim. Eu estou pensando seriamente em fazer algo a respeito, algo transparente, sem envolvimento com fábricas, sem fins lucrativos, etc. Fique atento… Prevejo novidades! :)

      Abç!

      • 25

        Vou ficar no aguardo da novidade! \o/
        O que você disse é verdade, as vezes também sinto falta da ignorância rsrsrsrsrsrs mas é complicado mesmo. Quem sabe com essa corrupção sendo desmascarada algo de bom surja e os bons se levantem! Esperança até tenho mas, pelo que tudo indica as mudanças gerais serão a longo…longo prazo…mas, mares tranquilos não fazem bons marinheiros rsrsrsrs
        Abraços

  9. 26

    ( ) Felix falsificou laudos?
    (x) Felix deixou milionárias algumas marcas pequenas que inclusive foram reprovadas em Laudos de BCAA feitas pelo mesmo?
    (x) O whey body action estava adulterado segundo laudos?
    ( ) Felix responde algum processo por falsificação ou manipulação de laudos?
    (x) Algumas fabricas falsificaram laudos tentando iludir os consumidores?
    (x) Felix tentou dar uma segunda chance a marcas farinheiras para tentar melhorar e adequar seus produtos a participarem de um clube de divulgação de qualidade e ser remunerado por isso?

    A conclusão que chego é que em todos os videos divulgados contra o Felix, em nenhum momento a empresa defendeu o seu produto reprovado e sim apenas o atacou em outras questões.

    O meu medo era do Felix estar vendido e postando videos com laudos sejam quantitativos ou qualitativos positivos em videos por ter acordos financeiros e não corresponder com a verdade separando a dedo um lote bem diferente dos que a gente compra em lojas, porém, vários outros lojistas, consumidores, canais de youtube e inclusive o INMETRO testaram varias marcas de whey e os testes coincidiram com os de Felix Bonfim, logo até aqui ele não manipulou em nenhum momento algum laudo segundo os tribunais. Isso seria um prato cheio para um empresa picareta, exemplo:
    A New Millen passou em testes muito bem, nisso uma empresa reprovada desconfia do teste aprovado da empresa e compra alguns potes para contraprova e mostra que os laudos são manipulados e assim classificar os testes como uma manobra de estelionato. Isso nunca aconteceu, porém, até então não tinha dinheiro na jogada, nada garante que daqui pra frente as coisas sejam diferentes, pois, é quase impossível uma pessoa comum gastar grana com laudos qualitativos pelo alto preço e a dificuldade em se achar laboratórios para realizar os mesmos.

    No mais, parabéns pelo canal Clube do Whey aprendi muito por aqui.

    • 27

      Esse(a) sabe das coisas!! :) Você é da área?

      Poucas pessoas conseguiriam sintetizar um assunto tão complexo de maneira tão precisa e imparcial! Parabéns! Se não for da área, é muito observador(a).

      Espero te ver mais vezes por aqui!

      Um abraço!

  10. 28

    Tenho 2 questões:
    1ª- Félix facilitou para alguma marca se redimir de laudos anteriores reprovados, não tomando os mesmos cuidados, como comprar o suplemento em lojas sem se identificar para mandá-los aos laboratórios para a feitura dos laudos, como dizia que fazia?
    2ª- Félix exigia que as empresas se adequassem ao mercado para entrar no clube, ou facilitaria?
    Abraços.

    • 29

      Oi Fernando,

      Essas são algumas das acusações de Álvaro Reis, delatadas por Chapisco e Marcio Pinheiro. Procurei ser o mais imparcial possível para que você mesmo possa tirar suas conclusões a respeito de tudo isso. Espero ter ajudado.

      Abç!

  11. 30

    Olá Jonatas, passando para parabenizá-lo pela excelente matéria, falou tudo quando disse: “quanto mais a gente sabe mais a gente sente falta da ignorância.” Infelizmente é assim no nosso mundo, seja na industria farmacêutica, seja nas nossas frutas e legumes ricas em agrotóxicos, seja nos produtos de diversos tipos e seguimentos que são adulterados, o objetivo da indústria é o mesmo, gastar pouco, lucrar muito, claro que precisam lucrar, vivemos no capitalismo, não são entidades filantrópicas, mas o problema surge quando lucram com nossa inocência, com nossa saúde e de nossos familiares, mas conhecimento é poder e hoje em dia temos muitas ferramentas de disseminação de informações, que nos tornam mais criteriosos e espertos para lutarmos contra o mundo golpista no qual vivemos, parabéns mais uma vez, continue com o trabalho que faz aqui, e aguardo por essas novidades que você comentou, também toparia ajudar em algum laudo, abraço.

    • 31

      Muito obrigado, Leandro!

      Fico muito feliz em ler suas palavras de encorajamento, principalmente neste exato momento em que eu estava quase desistindo de fazer algo! Obrigado mesmo!

      Abraço!

  12. 32

    Vamos supor que eu compre um whey protein e mando fazer um laudo.Caso se comprove que o mesmo não condiz com as informações apresentadas no rótulo. posso processar essa empresa?

    • 33

      Existem parâmetros de qualidade para cada produto. Se as análises comprovarem dados fora desses parâmetros a lei permite processo.

  13. 34

    Os produtos da Growth Supplements tem laudos??

  14. 35

    Muito boa a matéria. Do início ao fim. Parabéns pelo trabalho.

  15. 37

    Estava afastado das redes sociais quando o assunto é suplementaçao, treino a 10anos, ja fui vendedor de suplementos que eu importava ate a PF me acordar um dia para dar uma olhada nos meus suplementos hehe! So quero deixar aqui meu relato de que o Felix é de confiança, certa vez no orkut eu recuperei uma comunidade que ele havia perdido e devolvi a mesma para ele, prontamente ele pediu meu endereço e me enviou uma whey que custa mais de 250reais hoje em dia, o cara tem palavra!

  16. 38

    Poderia dar sua opinião do a profit,
    Produtos muito em conta????

  17. 39
    Fernando Benatti

    Olá caso queira criar um grupo de consumidores para ajudar a financiar testes eu estou interessado. Sou o tipo de atleta que não pode investir pesado em suplementação, acabo optando por marcas mais em conta, e diante de todo este cenário o medo de ser enganado é muito grande.
    Esse fenômeno Felix Bonfim criou um marco na compra de suplementos, por conta destas discussões todas, sempre que vou a uma loja, pego um produto que despertou meu interesse, ai já vem o Felix Bonfim na cabeça e se ele teria feito testes na marca.
    Pra piorar já comprei produtos das marcas que pareceram as piores nos testes e na responsabilidade para com o consumidor, sendo elas: BodyAction, DNA, Omega Nutrition.
    E fica a pergunta: Em 2017 alguma coisa mudou ?

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios marcados *

Você pode utilizar os seguintes caracteres HTML e os seguintes atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>