Bodybuilding: saiba o que isso tem a ver com você

O Bodybuilding é um esporte polêmico em sua essência, sua popularidade tem aumentado nas últimas décadas, principalmente após a série de vitórias (1970-1975, 1980) do então anônimo Arnold Schwarzenegger no Mr. Olympia, principal campeonato mundial de bodybuilding. Hoje Arnold inspira uma legião de adeptos da musculação à procura de um corpo bonito e tem inclusive um campeonato feito em sua homenagem, o Arnold Classic, principal rival do Mr. Olympia.

Arnold Classic - Mr. Olympia - bodybuilding fisiculturismo

O que é BODYBUILDING

A tradução literal do termo “bodybuilding” é “construção de corpo”, sendo o “bodybuilder” um “construtor de corpo”. Aqui no Brasil é chamado de “fisiculturismo“; o seu objetivo é promover a hipertrofia muscular e diminuição de gordura corporal a fim de melhorar a estética e simetria corporal. Também conhecido como “culturismo”, esse esporte é bastante peculiar pela forma física de seus adeptos, que buscam a harmonia corporal e o volume de massa muscular. Assim como quem pratica o bodybuilding é um bodybuilder, quem pratica o fisiculturismo é um fisiculturista.

Existem 4 pilares básicos no Bodybuilding, não vou comprar uma briga filosófica defendendo uma ordem de importância para cada um destes pilares, apenas vou dizer que sem um desses pilares não há um bodybuilder. Os pilares são: dieta, descanso, musculação e drogas. Sim, as drogas! Não aquelas alucinógenas, estou falando de Esteroides Anabolizantes (EAs). Por mais que existam competições naturais (fisiculturismo natural), que por sinal é por muitas vezes desacreditado, para o Bodybuilding clássico é impossível não considerar este pilar. Mas vamos falar um pouco de cada um com mais calma.

Dieta de bodybuilder

Fundamental para atingir o objetivo de hipertrofia muscular e definição, a dieta é talvez a parte mais difícil do bodybuilding. Isso porque o atleta precisa estar constantemente focado em seu objetivo atual, seja ele hipertrofia muscular ou diminuição de gordura como preparação para alguma competição. É importante ressaltar que a dieta dos fisiculturistas é altamente calórica porque normalmente possuem uma massa muscular muito acima do normal, além disso o nível de atividade física desses atletas é extremamente alto, por isso, se você é um mero mortal, nada de ficar copiando a dieta deles, viu?! O ideal é fazer a sua dieta de acordo com suas características individuais, como peso, altura, idade, etc. Uma dica é usar a nossa tabela para montar a sua própria dieta, para isso clique no banner abaixo e faça o download gratuito hoje mesmo!

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Descanso maromba

O descanso é muitas vezes neglicenciado pelas pessoas que acreditam que ele influencia pouco nos resultados. A verdade é que o descanso é no mínimo tão importante quando o treino (musculação). Se negligenciarmos o descanso não estaremos apenas retardando resultados mas retrocedendo também, isso porque é no descanso que recuperamos a musculatura catabolizada durante o treino de musculação.

É durante o descanso que recuperamos a musculatura, restauramos a energia, restauramos o glicogênio muscular e reestruturamos a síntese proteica. Tudo isso é fundamental para hipertrofia muscular. Quando praticamos musculação, esgotamos o glicogênio muscular (carboidrato) para a execução dos movimentos. A ressíntese do glicogênio demora de 24 a 48 horas, podendo demorar mais tempo dependendo do estímulo dado ao músculo e da alimentação adotada no período. Se treinarmos o mesmo músculo antes da completa ressíntese de glicogênio podemos sofrer lesões e o catabolismo não perdoará.
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Musculação no Fisiculturismo

Aqui chegamos onde todos parecem dar maior atenção: a musculação. E não é para menos, os benefícios da musculação não estão limitados ao mundo bodybuilding, atualmente todos os profissionais sérios da saúde recomendam a sua prática para todos os públicos. Isso porque a musculação traz diversos benefícios além da estética, como a melhora dos aspectos cognitivos (atenção, concentração, memória, aprendizagem, etc.), melhora da saúde do coração, melhora da postura, melhora do bem estar (liberação de endorfina, o hormônio do prazer), melhora do sono, etc.

Para os fisiculturistas, o principal benefício da musculação é no rompimento das fibras musculares. Quando submetemos nossos músculos a um esforço intenso, como a musculação, ocorre um estresse nas fibras musculares ocasionando a chamada micro lesão muscular. Trata-se de uma pequena ruptura da célula muscular que posteriormente será reparada pelo nosso sistema imunológico (contanto que sua alimentação esteja correta), onde finalmente ocorrerá a tão esperada hipertrofia muscular.

Drogas (bomba)

O bodybuilding é o esporte onde o uso de esteroides anabolizantes é mais conhecido pelo público em geral, já que neste caso o objetivo é mais facilmente visível (hipertrofia muscular). Esteroides anabolizantes no bodybuildingMas engana-se quem pensa que este é o único esporte onde se usam recursos ergogênicos farmacológicos, nos EUA o baseball é muito conhecido pelo uso generalizado de drogas com o objetivo de aumento de performance.

Hoje já temos conhecimento de casos em todos os esportes, incluindo a natação, o MMA, o esqui, o vôlei, o ciclismo, o handebol, o futebol, etc. Há quem diga que para se chegar ao nível profissional atualmente em qualquer esporte (até mesmo o golf!) é necessário fazer o uso de Esteroides Anabolizantes ao longo da carreira, seja para aumento da performance ou simplesmente recuperação após lesões musculares. Opinião que é corroborada pela inacreditavelmente rápida recuperação de lesões sérias em atletas de ponta.

Fisiculturismo Natural

Por volta dos anos 90 surgiu uma categoria, ainda muito pouco difundida aqui no Brasil, onde os atletas do bodybuilding não devem fazer uso de esteroides anabolizantes, o chamado Fisiculturismo Natural. Em campeonatos de fisiculturismo natural são realizados testes anti doping, muitas vezes ao longo do ano e não somente nas vésperas da competição. O fisiculturista competidor deve verificar sempre a lista de substâncias proibidas para a concorrência entre os competidores.

O fisiculturismo natural costuma inspirar as pessoas que não querem se tornar tão grandes quanto um concorrente do Mr. Olympia e que não querem fazer o uso de drogas para atingir um corpo bonito. Certamente não é necessário usar esteroides anabolizantes para se conseguir um corpo bonito e se sentir bem em uma roupa menor ou na praia. Por outro lado, quando o objetivo é competir, há quem diga que mesmo em categorias ditas naturais, fatores como destaque e patrocínio, sempre farão surgir pessoas dispostas a fazer tudo para se manter no topo, principalmente através do uso de drogas, e no fisiculturismo natural não seria diferente.

O Fisiculturismo e a Musculação Feminina

Marombeiras da categoria Wellness do fisiculturismo feminino

Definitivamente puxar ferro e fazer dieta não é exclusividade masculina, já que o desejo de alcançar um corpo perfeito é primordialmente do público feminino. Muitas marombeiras inspiradas em fisiculturistas femininas descobriram na musculação e dieta o caminho para um corpo mais bonito. Mas há também as que temem ficar masculinizadas, com voz grossa ou fortes demais. É claro que isso não vai acontecer, a menos que você faça o uso de esteroides anabolizantes por um período prolongado de tempo e que sua genética favoreça o surgimento desses efeitos colaterais. Fora isso, aquela marombeira natural que treina e faz dieta para alcançar seus resultados jamais vai ficar masculinizada.

Outra questão importante de salientar é a necessidade de treinar o corpo por inteiro e não fazer musculação somente para os membros inferiores. Muitas mulheres evitam o treino de membros superiores por ter a ideia errada de que os braços, costas e ombros vão ficar grandes. No entanto, mulheres possuem naturalmente apenas uma pequena fração de testosterona em comparação com os homens, portanto o ganho de massa muscular é bem mais difícil. Além disso, treinar membros superiores é importante para ajudar a corrigir a postura e é ótimo para perda de gordura.

E você com isso?

Espero que este artigo tenha lhe trazido um pouco de informação a respeito desse esporte, mesmo que você não queira ser um bodybuilder, basta querer melhorar o seu corpo em relação a hipertrofia muscular e diminuição de gordura que estas informações lhe serão úteis. Se queremos resultados semelhantes, devemos seguir caminhos semelhantes. Mesmo que você não deseje ter o corpo parecido com dos bodybuilders profissionais, saiba que cada técnica de musculação utilizada na sua academia ou na sua dieta foi desenvolvida e testada por um fisiculturista competidor, então nada mais sábio que procurar aprender um pouco com este esporte.

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