Laudos do Félix Bonfim 2015 – Parte II

E Félix Bonfim está de volta com seus laudos, desta vez ele analisou a Black Skull, Integralmédica, Synthesize Nutrition, Wedy Nutrition e Clean Whey. Ah, sim, ele analisou os Wheys da Nutrimundo também, mas não pôde nos revelar o resultado. Vou explicar melhor, continue lendo… Para quem não viu, sugiro ler a parte I dos laudos do Félix.

Laudos Félix Bonfim 2015

Os laudos

Segundo Félix Bonfim, estes novos laudos são um pouco mais detalhados, assim como os que a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – faz (quando o faz). Nestes laudos são verificadas quantidades de proteínas, carboidratos, lipídeos, cinzas e umidade. A diferença é que os laudos menos detalhados podem confundir outros componentes do Whey Protein com carboidrato, apresentando assim um valor maior de carboidrato do que realmente contém.

Lembrando que o critério de aprovação, estabelecido pela Resolução RDC 360 da ANVISA, é obter menos de 20% de diferença de proteína no laudo em relação ao ofertado no rótulo. Veja a tabela de resultados:

Marca Produto (link) Rótulo Laudo Diferença Condição
Black Skull Whey 4 HD 72,00% 75,00% +3,00% Aprovado
Black Skull Isolon 85,00% 84,00% -1,00% Aprovado
Black Skull Holy Whey 80,00% 81,50% +1,05% Aprovado
Integralmédica Iso X 83,00% 82,12% -0,88% Aprovado
Synthesize Nutrition Size Up 2w 42,00% 34,00% -8,00% Aprovado
Synthesize Nutrition Size Up Whey Protein 68,50% 64,50% -4,00% Aprovado
Wedy Nutrition 100% Whey Protein 70,00% 60% -10,00% Aprovado
Glanbia Clean Whey Isolate 91,00% 79,46% -11,54% Aprovado
Glanbia Clean Whey Concentrate 81,00% 66,91% -14,09% Aprovado
Nutrimundo 3Whey Aguardando decisão judicial
Nutrimundo Whey Concentrado Aguardando decisão judicial

O Processo

Na fase II dos laudos do Félix nenhum Whey Protein foi reprovado, ou melhor, não sabemos ao certo, já que uma das empresas entrou com uma ação judicial para impedir a divulgação do resultado dos laudos feitos em suas proteínas. Até o momento em que este artigo está sendo publicado, o processo permanece aguardando decisão final, porém sabe-se que teve tutela antecipada indeferida, ou seja, o Meritíssimo Juiz Aurênio José Arantes de Moura decidiu que, até o momento do julgamento do processo, a liberdade de expressão prepondera à proteção da continuidade lucrativa da marca.

>>>INTERESSANTE: Veja a comparação de duas proteínas que possuem a mesma matéria prima.<<<

Isso significa que Félix Bonfim até poderia divulgar os laudos, mas por orientação de seu advogado decidiu aguardar o resultado final do processo. Segue trecho importante da decisão:

Assim, no confronto entre a salvaguarda da imagem do fabricante (que se traduz na garantia da continuidade lucrativa de sua marca) e da livre manifestação do pensamento (que, no caso, está ligada ao direito de informação do consumidor), prepondera, nesta primeira análise não exauriente, a segunda, tornando inverossímil o direito sobre o qual fundamentam os autores sua pretensão antecipatória, razão pela qual indefiro a tutela de urgência.

Meritíssimo Juiz Aurênio José Arantes de Moura

Para acompanhar o processo na íntegra, basta acessar o site do TJPR e digitar o número do processo, que é 00557795220158160014.

Déjà vu

Essa não é a primeira vez que alguma empresa tenta censurar a divulgação de laudos de Whey Protein. Em sua edição de fevereiro de 2015, a revista PROTESTE Associação de Consumidores publicou uma matéria com o resultado de diversos laudos de Whey Protein, sendo um deles o da Neonutri. Os testes laboratoriais constataram que havia 24,53% menos proteínas e mais 120,57% de carboidratos do que o informado no rótulo do 100% Whey Protein, da Neonutri. A empresa tentou cercear a liberdade de expressão, buscando, judicialmente, impor censura prévia à PROTESTE sem motivo plausível para que os resultados de teste de suplemento de sua marca não fossem divulgados.

A Neonutri tentou até mesmo segredo de justiça para o processo (e obteve por um tempo), mas não obteve vitória em primeira instância, ou seja, foi rejeitado o pedido da empresa de censura prévia aos resultados dos laudos feitos pela PROTESTE. Esse mês o processo foi julgado em segunda instância e a PROTESTE manteve sua vitória, estando completamente liberada para revelar os resultados dos testes, assim os consumidores terão acesso definitivo à informação. Para ler a matéria completa acesse aqui.

Para o bom consumidor, meio laudo basta!

Acompanhem meu raciocício: No dia 29 de Agosto, Félix havia noticiado nas redes sociais que o resultado de um dos laudos constatou quantidade de proteína muito acima do normal, o que possivelmente seria um caso de amino-spiking. Logo em seguida, no dia 02 de Setembro, o processo foi movido pelas empresas Nutrimundo e Omega Nutrition, responsáveis pelos dois últimos Wheys da tabela acima.

Além disso, agora sabemos que todas as outras análises constataram valor regular de proteína, portanto, deduz-se que Félix Bonfim estava mesmo falando das proteínas em pauta quando mencionou a possibilidade de prática de amino-spiking.

Como se não bastassem todos esses indícios, no vídeo que Félix fez para a divulgação destes laudos, ele menciona que fará exames mais detalhados das Wheys da Nutrimundo, para verificar a origem real da proteína. Este tipo de análise visa também a verificação ou não da prática de amino-spiking.

E você, o que está achando de tudo isso? Comente!

Posts Relacionados:

32 Comentários

  1. 1

    Infelizmente essa é a situação do mercado nacional de suplementação, a ANVISA que deveria fazer o papel de fiscalizar, não o faz, daí quando aparece uma pessoa pra fazer tal denúncias, querem calar! triste…

  2. 2

    Bom dia, gostaria de emitir uma opinião sobre tudo isso. Acho o trabalho de Felix de importância impar, porem não e só ele que faz isso! O maior erro de Felix é ao ser contrariado ou questionado ele perde o controle levando ao consumidor a acreditar que a marca um ou 2 não prestam. Logicamente empresas são orientadas por advogados tb e vai se lá saber como foi feito esse lado. Algo que pode ter ocorrido é empresa exigir que o mesmo teste seja repetido em laboratório indicado pela mesma do mesmo lote e separar uma amostragem para Felix fazer o mesmo. se os resultados forem discrepantes ai se verifica o problema e anulamos assim qualquer dúvida como por exemplo se Felix esteja ganhando com isso! Compreendem o ponto?
    Todos seja Felix, Industria ou Consumidor tem total direito de se questionarem ( em verdade acho que tem obrigação), mas levar a entender algo sem ter todas as provas e contraprovas levam os mais inteligentes e conhecedores do processo questionar não só o trabalho de Felix como a validade do mesmo!

    Isso é apenas um ponto de vista de alguém que não quer que Felix pare… JAMAIS… quero que ele apenas use realmente metodologia cientifica para divulgar resultados. Caso não tenho como ou não saiba como terei o maior prazer do mundo em ajudar!
    Abraço a todos Dr. Marcio Novaes

    • 3

      Muito bem analisado, Dr. Márcio! Parabéns pela visão crítica sobre o assunto.

      Sobre divulgar os resultados utilizando metodologia científica, poderia nos dar mais detalhes? Os laudos são feitos utilizando o método de Kjeldahl, seria esta a informação que está faltando?

      Att.
      Jonatas

    • 4

      Dr. Marcio, qualquer um pode acessar os processos, que respondi, foram vários, até agora nenhuma empresa conseguiu questionar as provas que apresento no judiciário, inclusive as empresas que foram intimadas a fazer perecia em seus produtos, não apresentaram defesa, o motivo…rsrsrs só eles sabem.

  3. 6

    Jonatas, você ja pensou em montar uma vaquinha online pra arrecadar fundos e mandar laudar o maximo possivel de marcas? Principalmente as mais baratas, porque o povão não tem condição de pagar mais do que 150 reais em uma whey, talvez nem mais do que 100 reais. É só olhar a renda do brasileiro (http://blog.thiagorodrigo.com.br/index.php/faixas-salariais-classe-social-abep-ibge?blog=5) onde 46%(quase a metade da população!) ganha até 1.356 reais. A UnB faz laudos por 35 reais + frete(ida e volta).

    Se todo mundo que acessa doar 5 reais(e tenho certeza que muitos vão querer doar, justamente por ser um valor baixo) vai da pra fazer bastante coisa! E pros mais desconfiados, você pode fazer por etapas, tipo estipula uma meta inicial de 500 reais e que de pra fazer uns 3 laudos. Ai você pega e posta os laudos e a galera pega confiança e você faz uma nova vaquinha com uma meta maior e vai sempre aumentando e postando. E pra ficar mais legal você pode sortear as wheys que passarem no teste entre aqueles que contribuírem
    Então, o que acha dessa ideia da vaquinha ou doações?

    Pedro

    • 7

      Olá Pedro,

      Muito obrigado pela ideia! Achei ótima!

      Vou pensar em algo para fazer uns testes, talvez 1 laudo por vez, da marca que o próprio público escolher por votação.

      Só preciso pensar em alguns detalhes, talvez eu demore um pouco, mas pretendo fazer algo nesse sentido sim.

      Valeu por incentivar, um abraço!

      Att.
      Jonatas

  4. 8

    Boa noite;

    Gostaria de saber se o whey isolado iso tech da atlética nutrition foi aprovado por algum laudo

  5. 10

    Gostaria de saber se alguém já fez o laudo do ISO PRO WHEY 2,268 da PROBIÓTICA.

    Sou de Brasília e gostaria de fazer por conta própria. Alguém me indicaria algum laboratório.
    Muito obrigada.

    • 11

      Oi Marilisa, é sempre bom vê-la por aqui!

      Não vi nenhum laudo do ISO PRO, mas o 100% Pure Whey já passou em 2013.

      Em Brasília, creio que a UnB faz, não?

      Abç!
      Jonatas

  6. 12

    Bom dia,

    O que vocês acham do whey da Nutri Health? Já foi avaliado em algum laudo?

  7. 14

    Amigo. Me fala uma coisa o hard core mass da atlecica passou no teste posso comfiar

  8. 16

    Olá, gostaria de saber se tem algum laudo sobre o Isofort, se já foi testado e se é bom?

  9. 18

    Boa noite pessoal, gostaria muito de saber o laudo mais recente da Marca Voxx, principalmente do Whey Concentrado que diz 4,5g de carboidratos e 28g de proteína por porção de 40g ou 2 sccops.

  10. 19
    Maurício Monteiro

    olá senhor Jonatas gostaria de saber por favor se a marca da wey da best Buck é boa

  11. 20

    qual o melhor site para se comprar um VP2 não falsificado, ou seja um site realmente confiável?

  12. 21

    qual o site, de preferência nacional para não haver complicações com retenções e tributações, mais confiável para se comprar um VP2 não falsificado?

  13. 23

    Boa noite Jonatas!

    O que vou perguntar é sobre a marca integralmedica. Não tenho um bom relacionamento com o leite, fico com gases, retenção e inchada. Enfim, hoje comprei o carnívoro dessa marca por indicação do vendedor. O senhor conhece ou pode indicar algum laudo ou pesquisa sobre esse suplemento? Se realmente é possível ter bons resultados juntamente com a dieta e treino pesado?

  14. 25

    Ops apenas corrigindo Comprei o CARNIBOL

  15. 26

    Olá,
    Muito bacana o site, estou acompanhando e gostando muito!
    Gostaria de saber se alguma proteina da marca Health Labs foi testada em algum ano!
    Parabéns pelo trabalho!
    Abracos

  16. 28

    Gostaria de saber sobre a marca Xpand Nutrition, se alguém conhece e se tem algum laudo obre essa marca

  17. 29

    A diferença do Clean Whey Concentrate é de -14.09% em vez de -13.00%

  18. 31

    Jonatha , teria alguma informação sobre a whey protein 3hd Black skull?

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios marcados *

Você pode utilizar os seguintes caracteres HTML e os seguintes atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>