8 Verdades sobre Whey Protein que ninguém lhe contou (Parte 1)

São tantos os mitos em volta dos suplementos que fica quase impossível desmitificar todos eles. Com este artigo (partes 1 e 2) eu pretendo colocar um pouco de luz sobre alguns fatos que são totalmente desconhecidos ou às vezes tomados como verdades absolutas. Ao todo são 8 verdades sobre Whey Protein que eu vou publicar nestes dois artigos.

Aviso importante: garanto que você vai preferir ler os textos e não apenas os títulos.

Verdades Whey Protein

>>> Acesse aqui a segunda parte do artigo que conta as verdades sobre Whey Protein.<<<

1) Todo Whey Protein já é desnaturado

Quando se fala em fazer receitas que utilizem Whey Protein como ingrediente, principalmente aquelas que são aquecidas, muitos torcem o nariz porque a proteína do Whey Protein vai ser desnaturada. Mal sabem eles que a proteína do soro do leite já está desnaturada dentro do pote lacrado.

Legalmente falando, tanto nos EUA (maior produtor) quanto no Brasil (apenas 1 produtor) a pasteurização é obrigatória em todo o processo de laticínios. E isso não é diferente com o Whey Protein. A pasteurização é o processo pelo qual o alimento é aquecido em altas temperaturas por um período curto de tempo a fim de diminuir/eliminar bactérias.

Alguns fabricantes ostentam a informação de que o seu produto é “microfiltrado a frio”, e que isso significa menos perdas no valor biológico do produto final. Isto é verdade, mas nada tem a ver com o fato de que os soro do leite precisa ser pasteurizado antes de ser filtrado.

Na verdade, não há problema nenhum com a desnaturação da proteína, pois não se perde o valor nutricional do alimento. Mas dizer que o Whey Protein não é uma proteína desnaturada é um engano. Portanto, a menos que você esteja fazendo o seu próprio Whey Protein em casa ou comprando em algum “mercado clandestino” de suplementação, o seu Whey Protein já é – pelo menos um pouco – desnaturado.

2) Peptídeos adicionados ao Whey Protein é um excelente negócio – PARA QUEM VENDE!

Você já deve ter visto essa propaganda em vários potes de Whey Protein: ENRIQUECIDO COM PEPTÍDEOS! Mas duvido que você tenha visto algum fabricante dizer a quantidade de peptídeos que ele colocou naquele pote. Isso significa que durante a produção do Whey Protein, o fabricante pode ter adicionado um punhado de peptídeos em uma tonelada de produto. Sim, se não tem a quantidade descrita então pode ser qualquer quantidade.Whey com adição de peptídeos

Mas tem algo ainda mais perturbador com essa afirmação. Você sabe de onde se extrai os peptídeos? Do próprio Whey Protein! Pois é, o fabricante filtra o soro do leite, extrai os peptídeos (que custam 10 vezes mais que o próprio Whey Protein), e vende o resto para você. Aí o pessoal não entende como pode alguns Wheys estarem tão baratos.

Outra possibilidade é a fábrica extrair os peptídeos para vendê-los bem mais caro que o próprio Whey Protein, adicionar um punhado deles em uma tonelada, conforme eu havia dito, e ainda dizer que o seu Whey Protein foi enriquecido com peptídeos. E o pior é que isso não seria mentira, pois eles escolhem bem as palavras. Eles dizem “enriquecido com peptídeos” e não “contém X gramas de peptídeos”.

3) Todo Whey Protein é geneticamente modificado

Eu sei que isso pode não ser novidade já que quase tudo que comemos hoje é geneticamente modificado. A gente só não pensa muito nisso, não é? Eu sinceramente não me preocupo tanto, ou tenho me preocupado cada vez menos, já que em breve nós mesmos seremos modificados geneticamente. Pelo menos é o que dizem os especialistas em futuro (existe até uma Whey Protein non GMOuniversidade nos EUA que forma futuristas), eles dizem que uma das próximas revoluções da humanidade previstas para os próximos anos é a genética.

Mas se você é mais natureba e prefere não arriscar com os alimentos geneticamente modificados, nem tudo está perdido. A minha dica é se mudar para Nova Zelândia, onde todo a produção de laticínios será non-GMO (não modificado geneticamente). As leis deles quanto aos alimentos geneticamente modificados são bastante estritas e a produção de laticínios é bem controlada.

 

4) Whey Protein 100% Hidrolisado não existe

Imagine o aspecto de um pedaço de carne que já foi digerido em seu estômago, agora imagine isso em pó. É simplesmente intragável. Quem já tomou Whey Protein (não hidrolisado) sem sabor teve uma ideia do quanto é ruim o sabor desse tal de soro de leite. Multiplique por dez o gosto ruim de um Whey Protein que passa pelo processo de hidrólise completa. Então não é viável adicionar sabor em um Whey Protein que seja 100% hidrolisado, pois seria necessário uma quantidade muito grande de carboidrato e gordura.

O que ocorre é um jogo de palavras, muito bem montado, onde aparece escrito “100% Whey Protein” em uma linha e “Hidrolisado” em outra, normalmente com fontes diferentes, com cores diferentes, etc. Afinal trata-se de somente (100%) Whey Protein no pote, ou seja, não há outros tipos de proteína, como a albumina, por exemplo. E também pode ser verdade que aquele Whey Protein (Isolado ou Concentrado) passou pelo processo de hidrólise. Mas você nunca verá claramente escrito “Whey Protein 100% hidrolisado”.

PS.: Em breve publico a parte 2 das verdades sobre Whey Protein que ninguém lhe contou. Enquanto isso, comente aqui se você já sabia desses fatos e o que mais você acha que eu deveria abordar na segunda parte do artigo. Até!

Posts Relacionados:

17 Comentários

  1. 1

    A do hidrolisado eu já sabia, mas o resto.. nunca tinha parado pra pensar nisso. Valeu, Jonata! Mais um artigo esclarecedor.

  2. 3

    PARABÉNS! ESTOU ESPERTA!!!!!!!!!!

  3. 5

    Super necessário seu conteúdo. Abs

  4. 7

    Parabens pelo texto Jonatas, a cada dia estou aprendendo maise mais sobre os wheys e as taticas de mercado.

  5. 9

    Excelente o conteúdo…O marketing das marcar é realmente violento com palavras e informações chamativas.
    Mais uma vez parabéns.

  6. 11

    Kra essa do Whey Hidrolisado ñ sabia , ja fiz uso de um Whey Isolado sem sabor ñ foi muito agradável ( Horrivel rsrsrsrs…) até imagino o real sabor do ” 100%Hidrolisado ” . Se puder fala ai sobre esse produtos que vem no rotulo 3Whey ou 5Whey !
    PARABÉNS !

  7. 13

    Na realidade desnaturar a proteína não vai influenciar em nada, já que quando a ingerimos ela é toda quebrada em aminoácidos, que então são absorvidos pelo intestino. As proteínas só serão remontadas no interior das células de acordo com as necessidades do organismo e com a disponibilidade de aminoácidos.

  8. 15

    Boa noite !o que é whey ? Onde posso encontrar ,como ele é encontrado?em pó? Pois ouvi falar mas moro no interior do amazonas e nunca vi .desde já agradeço.

  9. 16

    Isto de desnaturado é tão óbvio, pois é um alimento que por natureza tem que passar por este processo ou algo semelhante. Pois é verdade que existe quem pense isto de perder as suas propriedades mas a história é bem diferente. Quanto a ser 100% hidrolisado nunca é e nunca será. Quanto ao restante não tinha muita ideia e agora já sei, muito bom texto!

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios marcados *

Você pode utilizar os seguintes caracteres HTML e os seguintes atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>