Dieta Dukan passo a passo e receitas

Se você está interessado em uma dieta para emagrecer, já deve ter procurado por diversas soluções diferentes, algumas sem nenhum resultado e outras com pouquíssimo retorno. Após várias tentativas sem êxito, você acaba achando que há algo errado com você, que sua genética não é propícia para perder gordura. Está na hora de conhecer uma dieta que funcione, não é mesmo? Hoje vou falar sobre a Dieta Dukan passo a passo, então leia até o final e descubra o que realmente vai funcionar para você.

Dieta Dukan passo a passo com receitas

A Dieta Dukan

Pierre Dukan foi o nutrólogo francês quem criou a Dieta Dukan há mais de 30 anos e de lá para cá a dieta foi ficando cada vez mais conhecida e consolidada. Essa dieta, também chamada de Dieta das Proteínas ou Dieta da Princesa, ficou muito famosa após o lançamento do livro Não Consigo Emagrecer.

Dieta Dukan Passo a Passo

Em vez de restringir calorias, como normalmente as dietas para perder peso pregam, a Dieta Dukan consiste em comer o quanto quiser de um grupo pré estabelecido de alimentos, focando principalmente em impedir o ganho de peso após o fim do período de dieta. Dessa forma, a Dieta Dukan é dividia em 4 fases, conforme descrevo neste passo a passo:

Fase 1: Ataque

Essa fase dura de 2 a 10 dias, dependendo do peso que a pessoa deseja alcançar. No livro que explica a Dieta Dukan existe uma lista com todos os alimentos liberados para consumo (66 opções nessa fase), mas basicamente são liberadas carnes magras, aves, peixes, ovos, laticínios magros, Whey Protein, ou seja, apenas proteína. Nessa fase costuma-se perder rapidamente 2-5Kg de peso, sendo em sua maioria água. Por isso é recomendado que se tome bastante água, no mínimo 1,5l por dia.

Fase 2: Cruzeiro

Semelhante à fase de Ataque, na fase de Cruzeiro você adiciona 34 opções de legumes e verduras, liberadas para consumo à vontade. O objetivo desta fase é perder peso gradativamente, até você atingir o peso desejado. Estima-se a perda de 1Kg por semana, porém os maiores resultados são notados nas primeiras semanas. Você deve continuar consumindo bastante água ao longo das fases.

Fase 3: Consolidação

É a fase de manutenção dos resultados obtidos até aqui. Mais alimentos são adicionados à dieta, como frutas, pães integrais, queijos e carboidratos como o arroz, por exemplo. Nesta fase você tem direito a uma ou duas “Refeições de Gala” por semana. Refeição de Gala seria o mesmo que “Refeição Lixo“, onde você pode comer o que quiser em uma refeição na semana. Essa fase é focada em impedir o ganho de peso, portanto Dr. Dukan recomenda que esta fase dure 10 dias por cada Kg de peso perdido até aqui, ou seja, se você já perdeu 10Kg então essa fase deve durar 100 dias.

Fase 4: Estabilização

Nesta fase da Dieta Dukan você come basicamente o que quiser, mas observando três regras que devem ser seguidas para a vida toda:

  1. Um dia por semana coma de acordo com a Fase 1 (Ataque);
  2. Coma três colheres de farelo de aveia por dia;
  3. Nada de elevadores (não fugir dos esforços naturais).

Segundo Dr. Dukan, se você seguir esta fase para o resto da vida nunca mais voltará ao peso inicial.

Artigo relacionado: Como montar a sua dieta

Nova Dieta Dukan

A Nova Dieta Dukan foi criada com a promessa de ser mais fácil de ser seguida do que a Dieta Dukan clássica. Consiste basicamente em substituir as fases de Ataque e Cruzeiro por uma sequência conforme abaixo:

  • Segunda-feira: Igual à fase Ataque, comer somente proteínas;
  • Terça-feira: Assim como na fase Cruzeiro, acrescentar legumes e verduras ao cardápio;
  • Quarta-feira: Além dos alimentos anteriores, acrescentar uma fruta à dieta;
  • Quinta-feira: Somar uma fatia de pão integral aos alimentos acima;
  • Sexta-feira: Adiciona-se queijo magro, uma porção no dia;
  • Sábado: Acrescenta-se uma porção de carboidratos;
  • Domingo: Aqui é permitida a “Refeição Lixo”, assim como na Dieta Dukan tradicional.

Receitas Dukan

As dietas Dukan são bem fáceis de seguir, talvez a maior dúvida seria o quê exatamente comer em cada uma das fases da dieta. Bem, isso parece ter sido resolvido com o livro de Receitas Dukan, onde constam 300 receitas para que você possa se guiar em todas as fases da Dieta Dukan. Sinceramente parece um bom negócio, levando em conta que o livro custa menos de R$ 10,00 em sua versão digital.

Sugestão de página: Receitas com Whey Protein

Afinal, o que REALMENTE vai funcionar para você?

Se você chegou até aqui é porque não quer saber apenas sobre a dieta da moda, mas quer sim informações do que realmente funcionará no seu caso. Eu sei, somos bombardeados a todo momento com ofertas de soluções infalíveis e que já funcionaram com milhares de pessoas e que finalmente resolverá o seu problema. Mas prometo que essa não será mais uma delas, como pode ver não estou vendendo nada aqui (pelo contrário, continue lendo…). O intuito deste post e de todo o site, diga-se de passagem, é abrir seus olhos para uma verdade que a maioria de nós já conhece mas precisa refletir um pouco sobre: o conhecimento liberta! Portanto, não é uma dieta específica, ou um suplemento qualquer que vai lhe ajudar a modificar o seu corpo, tornando-o mais bonito e saudável, e sim o conhecimento!

Mas quero deixar bem claro que não tenho nada contra dietas como essa e nem suplementos, apenas quero ressaltar a importância de saber se alimentar corretamente. Se ao menos você souber o que está comendo, já é um passo enorme para atingir seus objetivos. O único problema de dietas prontas, fáceis de seguir e que dão resultados rápidos, é que a pessoa acaba não aprendendo a comer, apenas segue um roteiro. Quando a dieta acaba, por mais que haja alguma recomendação para ser seguida para sempre, o mais importante não é aprendido: o quê estamos comendo e a consequência disso. Portanto eu lanço aqui o desafio de montar a sua própria dieta, para lhe ajudar nisso estou disponibilizando gratuitamente o link para baixar a planilha montadora de dietas, espero que ajude:
Planilha montadora de dietas

Posts Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu email não será publicado. Campos obrigatórios marcados *

Você pode utilizar os seguintes caracteres HTML e os seguintes atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>